Pular para o conteúdo
Um tour pela Estação Espacial Internacional
Ciência

Um tour pela Estação Espacial Internacional

, 03 de janeiro de 2014

Em algum momento da infância, eu acredito que todo mundo já deve ter sonhado em se tornar um jogador de futebol astronauta. Na cabeça de uma criança não importa que o nosso país possua um programa espacial pior que uma empresa de energético, o que importa é sonhar em ir ao espaço algum dia. Só que o tempo passou e vejam só que ironia do destino, nada de espaço ou gramados para mim, eu acabei me tornando mesmo foi um blogueiro frustrado. Talvez por causa disso eu achei extremamente sensacional o vídeo que tenho para lhes apresentar.

Sunita Williams, em seu último dia como comandante da Estação Espacial Internacional, decidiu fazer um tour épico por todos os laboratórios da estação o que nos deu um excelente insight de como é a vida de um cientista que passará algo em torno de 6 meses flutuando trancafiado à 370km de distância da Terra.

O vídeo tem 25 minutos mas é impressionante como tudo é interessante: Desde os laboratórios, até as coisas mais mundanas, como os cubículos onde eles dormem amarrados (para não saírem flutuando e batendo por tudo que é parede repleta de experimentos científicos) ou até mesmo a máquina onde eles fazem exercício para manter a densidade óssea, que balança para que o esforço deles não comprometa a estrutura ou acabe tirando a “gigantesca” estação espacial de órbita!

Portanto se você sempre quis ser um astronauta, ou simplesmente tem curiosidade em saber como eles se alimentam ou até mesmo como eles vão ao banheiro (sério, até a privada é interessante, não deve ser nada fácil fazer o número 2 no espaço. hahahaha) você nem notará que perdeu 25 minutos da sua vida assistindo ao vídeo. =D

Ah, e se por um acaso você é brasileiro e criou esperanças em um dia passar uma temporada no espaço, saiba que hoje em dia o Brasil não faz mais parte da Estação Espacial já que não conseguiu cumprir os contratos estabelecidos para fazer uso dos equipamentos científicos ou enviar um astronauta para o espaço. =|