Pular para o conteúdo
Pôsters motivacionais do Facebook
Design

Pôsters motivacionais do Facebook

, 06 de janeiro de 2014

Como bom nerd informado que você é, provavelmente já deve ter ouvido falar dos famosos escritórios das empresas de tecnologia situadas no Vale do Silício como o Google, Apple, Facebook e por aí vai… Basicamente a galera que trabalha por lá tem regalias como comida de graça, áreas de lazer gigantescas, academia, e até lavanderia. Isso por si só já é suficiente para tornar essas empresas o ambiente de trabalho dos sonhos de 9 em cada 10 nerds, não é a toa que toda vez que o Google anuncia vagas de emprego, chega a receber 75 mil currículos em uma única semana de pessoas de todas as partes do mundo!

É claro que todas essas regalias são uma tentativa das gigantes de tecnologia de manter todos os seus trabalhadores felizes e motivados, afinal, estamos falando de um mercado onde uma simples ideia, como o instagram, pode valer bilhões. Se o cidadão foi capaz de vencer uma concorrência brutal dessas para conseguir uma vaga de emprego, ele pode muito bem ter uma ideia genial, executá-la e começar a tocar o seu negócio de maneira independente.

Talvez por causa disso o Facebook mantenha em sua sede um departamento um tanto quanto incomum para uma empresa de tecnologia. O Facebook Analog Research Laboratory é um estúdio de arte impressa que tem como missão manter a motivação em alta na empresa. Segundo a Wired, o estúdio nunca esteve nos planos da empresa, tudo começou depois que os designers Ben Barry e Everett Katigbak, após 2 anos no marketing do Facebook, decidiram sujar as mãos. Eles acharam um lugar inutilizado na sede e passaram dias e noites montando um studio. Quando os primeiros pôsters começaram a aparecer pela sede do Facebook, todo mundo começou a sugerir frases e o negócio acabou pegando.

Desde então o estúdio é responsável por toda a arte e pôsteres espalhados pela sede e todos os outros escritórios do Facebook no mundo. Ele ficou conhecido fora da empresa quando Mark Zuckerberg postou uma foto de um cartaz com os dizeres “Stay Focused and Keep Shipping” em seu perfil logo após o IPO do Facebook. O sucesso foi tão grande que os nerds fora do Facebook passaram a desejar os tais pôsters. A pentelhação foi tamanha que Ben decidiu disponibilizar de graça em seu site pessoal os arquivos em alta resolução para que qualquer pessoa pudesse baixar e imprimí-los! =D

Eu fui um desses malucos que optou por isso e tenho que confessar o poder dessas letras garrafais vermelhas. Desde que colei os dizeres “done is better than perfect” e “what would you do if you weren’t afraid?” ao lado do meu monitor, decidi fazer um redesign radical no Guia Nerd e usá-lo antes mesmo dele estar 100% pronto. É verdade que isso é longe de ser uma atitude ideal, mas é melhor do que ter uma ideia, criar um conceito e aí deixá-lo se perder procrastinando em busca de sua perfeição quase nunca alcançada.

Portanto se você está precisando daquele empurrãozinho para tirar um projeto do armário ou simplesmente voltar a focar em seu trabalho, eu acredito que esses pôsters podem lhe ajudar assim como me ajudaram. =)