Pular para o conteúdo
Um ônibus espacial pelas ruas de Los Angeles
Jae C. Hong (AP)
Nerdices em geral

Um ônibus espacial pelas ruas de Los Angeles

, 03 de janeiro de 2014

Depois de 30 anos, 135 missões e mais de 2000 experimentos científicos executados, a NASA decidiu encerrar o seu programa de ônibus espaciais em 2011. Desde então as espaçonaves que ainda estavam em funcionamento iniciaram sua longa jornada até alguns museus americanos onde poderão curtir suas aposentadorias com o status lendário que merecem.

Uma delas é a Endeavour, ônibus espacial com 25 missões na bagagem, que passará a “morar” no California Science Center, no sul de Los Angeles. O problema é que era inconcebível a ideia de desmontar a espaçonave, então a Endeavour (com todos os seus 37 metros de comprimento e 23m de largura) teve que fazer o trajeto de 20 km do aeroporto internacional de Los Angeles até o museu pelas estreitas ruas da cidade, trajeto esse que levou quatro dias e teve um custo estimado de $10 milhões de dólares!

É tão difícil de imaginar que parece simples, mas a última viagem da Endeavour foi em cima de um “carrinho” com mais de 160 rodas que teve que enfrentar os mais diversos obstáculos como fios, postes, árvores e até mesmo casas. É claro que tudo isso atraiu os olhares curiosos da bem povoada Los Angeles, rendendo algumas fotos espetaculares que você pode ver em nossa galeria. =)

Além das fotos, um grupo de seis pessoas se reversaram dia e noite para fazer esse vídeo sensacional, um time-lapse da última viagem do ônibus espacial que além de conter imagens muito bonitas, acabou se tornando um excelente meio de ter uma ideia do trajeto de uma grandiosidade merecida aos feitos que o seu veículo alcançou.