Pular para o conteúdo
MFO: O prédio histórico em Zürich que foi movido 60m do lugar
Nerdices em geral

Movendo um prédio inteiro do lugar

, 07 de fevereiro de 2013

Cidades são organismos em constante mudança, basta olhar uma foto de sua cidade 20 anos atrás e notar que o que antes era um casarão, provavelmente deu lugar a um edifício de bilhões de andares, uma avenida ou até mesmo um estacionamento.

Zürich na Suíça não seria diferente, o problema é que em um projeto de expansão de sua linha férrea, eles se depararam com um prédio histórico, mais especificamente o MFO, construído em 1889 e que servia como o escritório executivo da Oerlikon. O problema aparentemente não tinha solução, o jeito seria demolir mesmo. Só que uma empresa imobiliária suíça decidiu comprá-lo e salvá-lo. Como? Simples, movendo o centenário edifício de 80 metros de comprimento e 6200 toneladas de lugar e por mais incrível e surreal que isso possa parecer, foi o que eles fizeram!

A audaciosa façanha foi iniciada ano passado quando os engenheiros liberaram as fundações do edifício e a colocaram sobre trilhos. Aí foi só instalar umas 500 rodas e colocar dois braços hidráulicos fortes o suficiente para empurrar as seis mil toneladas do prédio uns 60 metros para o oeste, distância necessária para tirar o prédio do caminho das novas linhas de trem. Todo o processo de deslocamento do prédio durou 19 horas e custou algo em torno de $12 milhões de dólares.

Não acredita?! Pois então assista ao excelente time lapse do deslocamento do prédio que o Patrick Gautschy fez. É cada vez mais inacreditável o que o ser humano com tempo e dinheiro suficiente é capaz de fazer e não duvido nada que no futuro o provérbio “se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha” seja revisado para algo como “Se Maomé não vai a montanha, ele contrata uns engenheiros, gasta uma grana e faz com que a montanha venha até ele”.