Como criar e recuperar Pontos de Restauração

Uma das coisas mais úteis do sistema operacional Windows é a possibilidade de criar um ponto de restauração sempre que dê na telha. Se as pessoas criassem um ponto de restauração antes de instalar qualquer programa em seu computador, metade dos problemas seriam resolvidos num estalar de dedos (principalmente os milhares de usuários insatisfeitos com as novas versões do Windows Live Messenger), deu em merda, bastaria restaurar o sistema e pronto, tudo estaria funcionando perfeitamente como antes.

Um ponto de restauração do sistema possibilita que você desfaça alterações feitas no computador sem que você perca documentos salvos, imagens e configurações do seu SO. Por exemplo, você cria um ponto de restauração antes de instalar o MSN novo. Aí usa o programa e odeia ele, basta restaurar o sistema para o ponto antes da instalação do novo programa e pronto, é como se ele nunca estivesse passado pelo seu computador! Vamos ao tutorial?

Criando um ponto de restauração no Windows 7

Para criar um ponto de restauração no Windows é simples, antes de instalar qualquer programa, vá no menu Iniciar, depois clique no painel de controle. Lá siga essa ordem "Sistema e segurança" > "Sistema". Feito isso você se deparará com as informações do seu computador. Ao lado disso tem uma opção chamada "Proteção do Sistema". Feito isso uma janela semelhante a da imagem abaixo (1) aparecerá. =D

Criando um ponto de restauração no Windows 7

Nessa janela, procure pelo botão de criar ponto de restauração (1.1) localizado no final dela. Outra janela (2) aparecerá pedindo que você digite um nome para aquele ponto de restauração. Coloque qualquer frase que lembre até onde aquele ponto de restauração o levará quando precisar usá-lo. Note que o programa automaticamente colocará a data e hora do ponto de restauração.

Depois basta clicar no botão "Criar" (2.2) e pronto. O ponto de restauração estará criado (3), agora é só fechar a janela e instalar aquele super programa que você baixou aqui no Guia Nerd, se alguma coisa acabar dando errado, basta restaurar o sistema e pronto, computador novo em folha.

Criar um ponto de restauração é importante para deixar a instalação de qualquer programa mais segura. Quase nunca você precisará utilizá-la. Eu disse quase... Muita gente está reportando problema com a nova versão do Windows Live Messenger. Se todas essas pessoas tivessem criado um ponto de restauração antes de instalar o msn, não estariam sofrendo o tanto que estão agora, bastava apenas restaurar o sistema para um ponto anterior a instalação do programa.


Como restaurar o sistema

Para voltar o sistema a um ponto de restauração que você criou anteriormente é muito simples, basta ir até a ferramenta de restauração de sistema no menu iniciar, depois na busca do Windows 7 procurar por "Restauração do Sistema" e clicar no resultado compatível que aparecer.

Feito isso, uma janela da restauração do sistema aparecerá. Aperte o botão avançar e uma janela igual a da imagem abaixo(1) aparecerá. Note que nela contém o arquivo de restauração do sistema que você criou, além de alguns automáticos criados pelo próprio windows (1.1). Escolha o que lhe convém e aperte no botão de avançar (1.2).

Recuperando um ponto de restauração no Windows XP

Depois disso uma nova janela com as informações do seu ponto de restauração aparecerão, aí é só confirmar que você realmente quer fazer isso apertando o botão de concluir (2.1). Pronto, o Windows reiniciará e quando voltar será como aquele programa beta cheio de erros que você baixou nunca tivesse passado pelo seu computador. Portanto lembre-se de sempre criar um ponto de restauração antes de sair instalando qualquer coisa que você baixou por aí na internet, inclusive os downloads do Guia Nerd!

Bons downloads e até a próxima! O/

Cab
Em: 18/03/2009 5 comentários
CCleaner: O registro do seu sistema limpinho... Problema com o desempenho do seu computador? Isso pode ser ocasionado por registros inválidos o...
VLC Media Player VLC Media Player é o melhor tocador de vídeo e outros arquivos de mídia existente hoje em dia. ...