Como criar uma conta no YouTube

O YouTube virou sinônimo de vídeos na internet. Inclusive fiz um post no meu outro blog falando um pouco sobre esse site e aproveitei para ensinar as pessoas a criarem uma conta no YouTube. Só que muitas pessoas passaram a me criticar e dizer que não conseguiam mesmo assim. Então resolvi fazer esse tutorial no Guia Nerd explicando detalhadamente como criar uma conta no YouTube.

Mas para que serve uma conta no YouTube? A maioria dos vídeos do YouTube podem ser assistidos numa boa sem precisar de qualquer tipo de cadastro, porém os cadastrados podem interagir mais com o vídeo como, por exemplo, adicioná-lo aos favoritos, se inscrever para receber as atualizações de vídeo de outros usuários do YouTube, ver vídeos marcados apenas para maiores, comentá-los e, é claro, enviar seus próprios vídeos para o site. Abaixo explico detalhadamente como criar uma conta no YouTube.

Atenção! Se você já possui uma conta no gmail ou qualquer outro serviço do Google, você já possui uma conta Google e não sabe! Para fazer parte do YouTube nesse caso é bem simples, basta clicar no link "Fazer login" da página do YouTube e digitar o mesmo login e senha que usa para acessar o gmail. =)


Criando uma conta no YouTube...

Para criar uma conta no YouTube é bem simples, primeiro acesse o site, no canto superior direito você encontrará um link em negrito escrito "Inscreva-se". Caso não tenha o encontrado, clique aqui.

Você dará de cara com um formulário como o abaixo. Aí é só seguir as instruções de cada seta mais abaixo. Lembre-se o cadastro no YouTube é gratuito!

Criando uma conta no YouTube

1. Endereço de e-mail: Você precisa informar o seu endereço de e-mail para criar uma conta no YouTube. Isso é necessário para que o YouTube possa entrar em contato com você em relação aos seus vídeos ou suas inscrições.

2. Senha: Digite uma senha para sua conta do YouTube. Capriche nela! Note que existe um troço chamado "Resistência da senha" logo abaixo dela, a medida que você começar a digitar sua senha, ele vai informá-lo se ela é segura ou fraca. Tente criar uma senha forte para evitar que sua conta seja roubada.

3. Confirme sua senha: Digite a mesma senha que você digitou no campo anterior, elas precisam ser compatíveis para que o YouTube tenha certeza que a senha que você digitou está correta.

4. Nome de usuário: Aqui é o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas que tentam cadastrar uma conta no YouTube. Ele não quer que você digite o seu nome, e sim o nome de usuário (login) que você quer usar no youtube. Note que seu nome de usuário pode conter somente letras de A a Z ou números de 0 a 9. Ou seja, nada de acentos ou espaços. Por exemplo, o nome da conta do YouTube do Guia Nerd é guianerd; a do PortalCab é portalcab e por aí vai...

5. Verifique a disponibilidade do nome de usuário: Depois de escolher um nome de usuário, é importante checar se ele está disponível, afinal, milhões de pessoas de todas as partes do mundo possuem cadastro no YouTube, portanto tente usar nome de usuários incomum e sempre verifique se ele está disponível. Se estiver aparecerá um texto "Nome de usuário disponível." em verde. Se não estiver, coloque outro nome de usuário no campo 4.

6. Local: Diga em que país você é ou está.

7. Data de nascimento: Digite sua data de nascimento. Note que o YouTube apenas aceita cadastro de usuários que sejam maiores de idade. Ou seja, você precisa ter 18 anos ou mais para se cadastrar no YouTube. Para garantir que seu cadastro será aceito, diga que tem mais de 21 anos. =P

8. Gênero: Você é homem ou mulher? Informe!

 9. Verificação de palavras: Reparou que no cadastro tem umas letras meio tortas em cima da verificação? Você precisa repetir o que está escrito no campo de verificação de palavras. No caso da imagem acima a palavra seria "flousniza", note que ela muda em cada caso. O YouTube faz isso para evitar que robôs spammers criem milhares de contas falsas no YouTube.

10. Essa opção permite que os seus amigos possam lhe adicionar ou até mesmo lhe encontrar no YouTube caso possuam o seu endereço de e-mail. Se você quer que os seus amigos lhe encontrem, marque essa opção, se você quer que sua conta seja privada, desmarque a caixinha.

11. Você precisa marcar essa caixinha para se cadastrar no YouTube. Ela diz que você concorda com o termo de uso e com a política de privacidade do YouTube.

12. Feito tudo isso, é só clicar no botão "Criar minha conta" e pronto!

Confirmando o seu e-mail.

Pronto! Sua conta está criada, só que o YouTube, talvez para confirmar que o e-mail que você informou realmente é seu ou é válido, pede que você confirme a sua conta na primeira vez em que se logar no site para assim poder usar todos os recursos. Uma tela como a mostrada abaixo aparecerá:

Confirmando um e-mail de uma conta no YouTube

Tudo o que você precisa é digitar sua senha e o seu e-mail nos campos informados e esperar o e-mail do YouTube chegar em seu sua conta de e-mail informada, normalmente isso ocorre instantaneamente.

Aí é só acessar sua caixa de entrada, um e-mail parecido com o da imagem abaixo estará lhe esperando:

E-mail de confirmacao de uma conta no YouTube

Aí é óbvio, basta clicar no "clique aqui" para confirmar sua conta e ter todos os recursos disponíveis, mas como o próprio e-mail diz, se você não for capaz de clicar no "clique aqui", copie e cole o endereço informado mais embaixo na barra de endereços de seu computador e sua conta será confirmada. =)

Espero que tenham gostado do tutorial. Qualquer outra dúvida relacionada ao assunto, é só comentar! Até a próxima.

Cab
Em: 24/03/2009 4 comentários
VLC Media Player VLC Media Player é o melhor tocador de vídeo e outros arquivos de mídia existente hoje em dia. ...
Como baixar versões antigas do MSN Messenger Não gostou da nova versão do Windows Live Messenger? Aprenda a baixar versões mais antigas do M...